tão doce no seu ar decapitado,
do Império portentoso nada tem:
nos seus olhos vazios não se cruzam línguas,
na sua boca as legiões não marcham,
na curva do nariz não há os povos
que foram massacrados e traídos.
É uma doçura que contempla a vida,
sabendo como, se possível, deve
ao pensamento dar certa loucura,
perdendo um pouco, e por instantes só,
a firme frieza da razão tranquila.
É uma virtude sonhadora: o escravo
que a possuía às horas da tristeza
de haver um corpo, a penetrou jamais
além de onde atingia; e quanto ao esposo,
se acaso a fecundou, não pensou nunca
em desviar sobre el’ tão longo olhar.
Viveu, morreu, entre colunas, homens,
prados e rios, sombras e colheitas,
e teatros e vindimas, como deusa.
Apenas o não era: o vasto império
que os deuses todos tornou seus, não tinha
um rosto para os deuses. E os humanos,
para que os deuses fossem, emprestavam
o próprio rosto que perdiam. Esta
cabeça evanescente resistiu:
nem deusa nem mulher, apenas ciência
de que nada nos livra de nós mesmos.
Jorge de Sena, Metamorfoses (1963)
Esta cabeça romana foi descoberta por Estácio da Veiga, em 1877, em escavação arqueológica na área do complexo termal da villa de Milreu.
Esculpida em mármore branco, a sua execução corresponde a fins do séc. I d.C. e inícios do II d.C.. Hipnoticamente terá feito parte de um busto, ou mesmo de uma estátua, que não sobreviveu no fluir dos séculos.
Incorporada nas colecções do Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, replica à escala de 1:1, pode ser observada no Núcleo Interpretativo das Ruínas Romanas de Milreu, estrutura agregada ao próprio sítio arqueológico.
A "Dama" que, apesar da ausência de qualquer demonstração científica, tem sido associada, por vezes, aos dominus da villa, ostenta um penteado, conhecido por ninho de vespa, típico do período flaviano. A moda desse penteado foi criada pela imperatriz Júlia, filha de Tito e esposa de Domiciano.
O penteado consistia na colocação, à frente de uma coroa postiça entrançada,sobre rede,conhecida como ninho de vespa, cuja altura foi aumentando, enquanto na parte posterior uma mecha de cabelo era enrolada num carrapito que descobria as orelhas.
nrosca-se em largo carrapito sobre a nucadescobrindo as orelhas
de cabelo enrosca-